GONÇALVEZ, A. N.; et. al. Memórias sobre cirurgias eletivas: o que expressam as crianças.Rev. SBPH, Rio de Janeiro (RJ), v. 17, n. 1, p. 5-25, jun. 2014.
Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>
Objetivos: Investigar memórias das crianças acerca da cirurgia eletiva a que foram submetidas. Métodos: Aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias em 20 crianças após 15 dias da alta hospitalar. Resultados: As representações indicaram que a presença de pais e familiares no hospital foi importante para as crianças. As crianças expressaram momentos de brincadeira na categoria denominada “volta para casa” e, de acordo com a autora, essas produções demonstraram que momentos lúdicos não foram proporcionados no ambiente hospitalar. Sendo assim, a autora aponta que tanto a família como as brincadeiras devem estar presentes no hospital, a fim de minimizar os efeitos deletérios acerca da qualidade das memórias, após cirurgias na infância.