Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

O receio do fracasso: imaginário de estudantes sobre o trabalho do pedagogo

RIEMENSCHNEIDER, F.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. O receio do fracasso: imaginário de estudantes sobre o trabalho do pedagogo. Anais da 16ª Jornada Apoiar: Adolescência e Sofrimento Emocional na Atualidade, p. 370–377. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2018.

Disponível em: https://serefazer-aiellovaisberg.psc.br/wp-content/uploads/2025/06/2018-O-RECEIO-DO-FRACASSO-IMAGINARIO-DE-ESTUDANTES-SOBRE-O-TRABALHO-DO-PEDAGOGO-1.pdf 

Resumo: Este trabalho teve por  objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes ingressantes no curso de pedagogia sobre o trabalho do pedagogo, a fim de produzir conhecimento compreensivo acerca da formação de estudantes dessa área. Justifica-se por lançar luz sobre a visão que os estudantes têm sobre a profissão que escolheram e sobre o campo da educação, produzindo conhecimentos que podem contribuir para repensar sobre a formação à luz das demandas atuais de nossa sociedade. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e organiza-se, metodologicamente, segundo procedimentos investigativos que operacionalizam o uso do método psicanalítico, a partir da perspectiva da psicologia psicanalítica. No presente caso, utilizamos o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema (D-E com Tema) na abordagem de 31 alunos iniciantes do curso de pedagogia, a partir da seguinte solicitação: “Desenhe um pedagogo em seu trabalho”. A consideração preliminar das produções obtidas, em estado de cultivo da atenção flutuante da associação livre, permitiu a criação interpretativa do campo de sentido afetivo-emocional: “Dador de Aula”, que se definiu como um mundo vivencial organizado ao redor da crença de que o pedagogo cumpre suas tarefas de forma mecanizada e infeliz. Esse campo expressa um imaginário atento à possibilidade de fracasso e de sofrimento emocional do professor, frente às condições precárias de trabalho que provocam adoção de condutas defensivas. Tais produções imaginativas convidam a uma reflexão sobre o processo de formação do pedagogo, que possa favorecer o desenvolvimento de capacidades críticas frente à realidade social e, também, a proteção contra efeitos de trabalho penoso. 

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing