Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

Imaginário coletivo de funcionários de instituição financeira sobre pacientes psiquiátricos

SIMÕES, C. H. D.; RIEMENSCHNEIDER, F.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Imaginário coletivo de funcionários de instituição financeira sobre pacientes psiquiátricos. Anais da 14ª Jornada Apoiar: Saúde Mental, Interdisciplinaridade, Propostas e Pesquisas, p. 279–290. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2016.

Disponível em: https://serefazer-aiellovaisberg.psc.br/wp-content/uploads/2024/09/2016-IMAGINARIO-COLETIVO-DE-FUNCIONARIOS-DE-INSTITUICAO-FINANCEIRA-SOBRE-PACIENTES-PSIQUIATRICOS-1.pdf

Resumo: Relatamos, no presente trabalho, uma investigação no contexto da intervenção, realizada em uma instituição financeira preocupada com as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Estabelecemos como objetivo de pesquisa e intervenção estudar psicanaliticamente o imaginário coletivo de trabalhadores da área financeira sobre a pessoa com diagnóstico psiquiátrico. Operamos segundo a perspectiva clínica que produz conhecimento científico visando beneficiar imediatamente os participantes. Essa iniciativa se organizou metodologicamente ao redor da realização de entrevista grupal com 29 funcionários, articulada com o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema (D-E com Tema) como recurso mediador e facilitador da expressão subjetiva. As produções dos participantes permitiram a criação/encontro de quatro campos de sentido afetivo-emocional: “Café com leite”, “Muro das lamentações”, “Lobo em pele de cordeiro” e “Traumas da vida”. O quadro geral indica que o coletivo considerado tende a reagir à problemática do sofrimento emocional de modo angustiado e pouco solidário.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing