RIBEIRO, Diana Pancini de Sá Antunes; VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. Transicionalidade e uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nas primeiras entrevistas clínicas. Projeto de Pesquisa de Doutorado. Trabalhos e Resumos da Primeira Jornada de Pesquisa em Psicanálise e Fenomenologia. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2007.
Disponível em: 2007-Transicionalidade-e-uso-do-procedimento-de-desenhos-estorias-com-tema-nas-primeiras-entrevistas-clinicas.pdf/
Resumo: Este trabalho focaliza o particular e importante momento da formação do psicólogo através da prática do psicodiagnóstico, tal como pode ser pensado a partir do abandono do paradigma positivista e da adoção de uma visão intersubjetiva, que exige o aperfeiçoamento de estratégias clínicas capazes de favorecer a comunicação emocional desde as primeiras entrevistas. Objetivo: estudar o potencial clínico do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema na facilitação do estabelecimento de comunicações emocionais significativas em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação. Para tanto, serão analisadas psicanaliticamente as narrativas elaboradas por alunos relativas às sessões de processo psicodiagnóstico nos quais é usado o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Serão estudadas quatro narrativas em supervisão clínica grupal com os alunos e o supervisor/pesquisador. Após, os dados obtidos com as narrativas e em supervisão serão analisados sob perspectiva teórica winnicottiana, investigando-se a transicionalidade deste recurso dialógico.