Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

Imaginário de professores sobre inclusão escolar: o uso de desenhos-estórias em consultas terapêuticas coletivas

AVILA, Camila Ferreira de; VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. Imaginário de professores sobre inclusão escolar: o uso de desenhos-estórias em consultas terapêuticas coletivas. Trabalhos e Resumos da Primeira Jornada de Pesquisa em Psicanálise e Fenomenologia. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2007.

Diponível em: https://serefazer-aiellovaisberg.psc.br/wp-content/uploads/2024/09/2007-O-imaginario-de-professores-sobre-a-inclusao-escolar-o-uso-do-procedimento-de-desenhos-estorias-com-tema-em-consultas-terapeuticas-coletivas.pdf

Resumo: A exclusão social  tem  ganhado  destaque  nos  meios científicos, que buscam tanto compreender  este  fenômeno  como contribuir com a inclusão de minorias nas mais diversas áreas. Especificamente a inclusão escolar tem sido tema frequente nestas discussões. Embora a ciência tenha evoluído em áreas como a genética, sociologia, psicologia e antropologia e cada vez mais a população tem acesso a informações relativas às pessoas com necessidades especiais, a sociedade de uma forma geral ainda tem dificuldades em lidar com as diferenças. Dentro de uma perspectiva psicanalítica, este trabalho tem como objetivo acessar dimensões afetivo-emocionais do imaginário coletivo sobre a inclusão escolar, tendo em vista apreender o substrato emocional não-consciente num conjunto de esforços de produção de conhecimentos que possam orientar o planejamento de ações psicoprofiláticas no contexto pedagógico.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing