A contribuição do Procedimento de Desenhos-Estórias no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem

VAILATI, N.; CAVALINI, S. F. S.; SOUSA, A. L. T. de. A contribuição do Procedimento de Desenhos-Estórias no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2007, João Pessoa (PB).

Disponível em: <http://docplayer.com.br/12680777-Iii-congresso-brasileiro-de-avaliacao-psicologica-e-xii-conferencia-internacional-de-avaliacao-psicologica-formas-e-contextos.html>

Objetivos: Verificar se o Procedimento de Desenhos-Estórias apresenta sensibilidade para identificar os psicodinamismos comuns e possíveis distúrbios emocionais numa amostra de crianças com dificuldade de aprendizagem. Métodos: Aplicação do Procedimento de Desenhos Estórias em 56 crianças, sendo 23 meninos e 33 meninas, cursando o Ensino Fundamental em escolas públicas (37 crianças) e particulares (19 crianças), cuja queixa apresentada se concentrou em problemas de leitura, escrita e matemática. Resultados: Quanto aos aspectos formais, a análise do material revelou o predomínio de desenhos e estórias bem elaborados e ricos em detalhes, além de potencial intelectual preservado. Quanto à análise de conteúdo, notou-se o predomínio de insegurança e identidade negativa, que comprometem de forma significativa a autoimagem. Além disso, sentimentos de solidão, desamparo, hostilidade e dificuldades relacionadas ao crescimento apareceram nas crianças examinadas.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing