A psicodinâmica do alcoolista alicerçada no Procedimento de Desenhos-Estórias. (Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia)

SANTOS, S. L. A psicodinâmica do alcoolista alicerçada no Procedimento de Desenhos-Estórias. (Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia). Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba (PB), 2021.

Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21794
Resumo: O consumo de bebida alcoólica vem crescendo, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, mas a sua ingestão é um costume bem antigo, e sedimentado em nossa sociedade. Nesse sentido, aqueles que frequentemente ingerem bebida alcoólica, podem desenvolver o alcoolismo, um transtorno de causas multifatoriais e que pode acarretar graves consequências. Sabendo da relevância do tema, esse trabalho se propôs a investigar a psicodinâmica da personalidade de ex-alcoolistas que frequentam o serviço de Alcoólicos Anônimos (AA) por meio do Procedimento de Desenhos-Estórias e da técnica da entrevista, com a finalidade de conhecer os possíveis fatores que contribuíram para o consumo do álcool. Participaram deste estudo três homens com idades entre 48 e 68 anos de idade, que frequentavam o serviço de Alcoólicos Anônimos e que procuraram a pesquisadora voluntariamente para participarem da pesquisa. Esse estudo corroborou com outros que tratavam do alcoolismo, destacando o aspecto emocional dessas pessoas como um dos elementos da dinâmica psíquica e um fator relevante na manutenção do alcoolismo. Quanto aos instrumentos utilizados, o Procedimento de Desenhos-Estórias se mostrou fidedigno na identificação da dinâmica da personalidade dos alcoolistas, sendo capaz de revelar os mecanismos de defesa mais utilizados e os conflitos entre as pulsões de vida e de morte. A análise dos desenhos, por meio dos traçados gráficos elaborados nas produções, articuladas com as estórias e com a entrevista, mostraram aspectos psicodinâmicos referentes a estados afetivos de valência negativa, a exemplo de frustração, medo e sentimento de menos-valia que interferem na relação entre o álcool e o sujeito alcoolista. Contudo, esse estudo não esgotou a temática e sugerimos novos estudos para um melhor entendimento da associação acerca do alcoolismo.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing