A utilidade do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão de conteúdos emocionais em crianças terminais hospitalizadas

FLORES, R. J. – A utilidade do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão de conteúdos emocionais em crianças terminais hospitalizadas. 221 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia da PUCCAMP. Campinas (SP). 1984.

Objetivos: Verificar a utilidade do Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) na apreensão de conteúdos emocionais de crianças terminais hospitalizadas. Métodos: Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) em 30 crianças leucêmicas hospitalizadas, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre três e dez anos, provenientes de nível socioeconômico baixo. Resultados: Encontraram-se nessas crianças, frente à morte, angústias de separação e de rejeição. As crianças demonstraram clara percepção da morte iminente, ainda que nada se lhes tivesse dito a respeito. Concluiu-se pela utilidade do D-E na apreensão de conteúdos emocionais em crianças terminais hospitalizadas, na medida em que permitiu maior compreensão da situação da morte e do morrer.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing