Adolescência e deficiência visual: dificuldades e cuidados necessários

AMIRALIAN, M. L. T. M. Adolescência e deficiência visual: dificuldades e cuidados necessários. Winnicott e-prints, São Paulo (SP), v.6, n.2, p.16-33, 2011.

Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-432X2011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>

Objetivos: Compreender as peculiaridades da deficiência visual na fase da adolescência. Métodos: Análise de casos de adolescentes com deficiência visual, aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias e fundamentação teórica baseada na psicanálise winnicottiana. Resultados: A sexualidade e o pertencimento são aspectos atrelados à adolescência e, neste estudo, as adolescentes com deficiência visual relataram vivenciar questões relacionadas à sexualidade e ao pertencimento. A deficiência visual aparece em uma das produções sobre relacionamentos e fantasias amorosas, sendo que uma participante relata ser importante pertencer a um grupo com outras pessoas portadoras de deficiência visual. A autora considera que o trabalho com grupo de jovens e com as famílias de adolescentes com deficiência visual pode fornecer maior apoio ao longo da vivência da adolescência.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing