Análise da produção científica sobre métodos projetivos

PAULA, T. T.; SOUZA, T. R. A. Análise da produção científica sobre métodos projetivos.  In: Anais do ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RORSCHACH E MÉTODOS PROJETIVOS: Fundamentos e Construções Contemporâneas dos Métodos Projetivos PUC Goiás, Goiania (GO), 2018. p. 385.

Disponível em: https://www.asbro.org.br/arquivos/Fundamentos_e_construcoes_contemporaneas_dos_metodos_projetivos_2018.pdf

As investigações que tratam de levantamento e análise sobre a produção científica permitem uma visão integral sobre o cenário das pesquisas em um determinado campo de conhecimento, dessa forma, podem subsidiar novos estudos ou sugerir áreas de maior necessidade de aprofundamento. Os métodos projetivos possuem espaço de destaque dentre os instrumentos de avaliação psicológica, seja por sua fundamentação psicodinâmica ou por suas propriedades interpretativas. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar a produção científica sobre o tema dos métodos projetivos, publicadas em artigos científicos nacionais e latino-americanos. Foram acessadas três bases de dados: Scielo, Pepsic e Lilacs, com a combinação dos indexadores ‘técnica’ e ‘projetiva’, além de ‘método’ e ‘projetivo’. Após a seleção dos textos que tratavam de artigos de periódicos científicos, obteve-se 191 publicações, no período compreendido entre 1987 e 2017. Resultados: Os resultados mais incidentes mostram que houve um aumento do número de publicações após 2000, pois observou-se uma média de cinco artigos nas décadas de 1980 e 1990 que passa a dez publicações em média nas décadas de 2000 e 2010, com especial destaque para 2008 com 21 textos (o dobro da média indicada no período). Em relação aos periódicos, os de maior destaque são ‘Avaliação Psicológica’ com 31 publicações e ‘Psico-USF’ com 18 textos. As instituições com maior contribuição sobre o tema foram Universidade São Francisco, com 31 produções e Universidade de São Paulo com 15 artigos, o que pode estar associado aos programas de pós-graduação das referidas instituições com linhas de pesquisa em avaliação psicológica. Os estudos foram desenvolvidos com vários instrumentos, sendo os mais incidentes o Método de Rorschach (n=22), Teste de Apercepção Temática e Desenho da Figura Humana (n=14 cada um), Procedimento de Desenhos-Estórias, entre outros. Os artigos tratavam de diferentes aspectos de investigação, configurando-se a diversidade de temas que podem ser desenvolvidos com técnicas projetivas. Por fim, enfatiza-se a importância dos métodos com fundamentação projetiva no desenvolvimento de pesquisas em diversos campos de conhecimento psicológico.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing