AVILA, C. F. de. As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar. Tese (Doutorado) – PUCCAMP. Campinas (SP), 2008.
Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/405/1/Camila%20Ferreira%20de%20Av
ila.pdf
Objetivos: Investigar a concepção dos professores do ensino superior acerca da inclusão escolar, considerando a teoria psicanalítica. Métodos: Realização de consulta terapêutica coletiva e da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em 12 professores. Foi solicitado que desenhassem um aluno de inclusão e, posteriormente, elaborassem uma estória. Resultados: Os participantes representaram os deficientes a partir de suas potencialidades e incapacidades e representaram a mãe do deficiente como responsável integral pelos cuidados do filho. As representações fizeram emergir a ambivalência do processo de inclusão que, por um lado, pode propiciar a sensação de pertencimento ao grupo e por outro pode acarretar sentimentos de exclusão e discriminações. A partir dos resultados, é sugerido que os professores possam ser ouvidos em suas angustias relacionadas ao processo de inclusão escolar.