Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

Brincadeira, corpo e movimento: relatos de pesquisas sobre o uso das áreas externas na educação infantil

SILVA, R. C.; SANTOS, C. O. Brincadeira, corpo e movimento: relatos de pesquisas sobre o uso das áreas externas na educação infantil. Revista Interinstitucional Artes de Educar. “Educação: Corpo em movimento II.” Rio de Janeiro, V. 6, N.1- pág. 53-71 janeiro-abril de 2020.

Disponível em: brincadeira, corpo e movimento: relatos de pesquisas sobre o uso das áreas externas na educação infantil | silva | revista interinstitucional artes de educar (uerj.br)

Resumo: O artigo pretende discutir dados de duas pesquisas realizadas em diferentes capitais brasileiras – Fortaleza e Belo Horizonte – que abordaram o uso das áreas externas e o brincar em escolas de Educação Infantil. As investigações são de natureza qualitativa e tiveram as crianças como principais sujeitos das pesquisas, combinando diferentes procedimentos metodológicos para a construção dos dados. As análises mostraram a desvalorização no uso dos espaços externos pelas escolas em contraste com os desejos e necessidades das crianças. Posturas adultocêntricas por parte das professoras foram reveladas nas imposições de brincadeiras às crianças, nas tentativas de regulação dos corpos, espaços e materiais disponíveis nas áreas externas das instituições. Utilizou o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing