Crianças asmáticas e suas mães: avaliação psicológica através do Procedimento de Desenhos-Estórias

SARTI, R.; LOUREIRO, S. R. Crianças asmáticas e suas mães: avaliação psicológica através do Procedimento de Desenhos-Estórias, Boletim de Psicologia. São Paulo, v. 46, n.105, p. 79-99, jul-dez. 1996. Artigo completo: Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da USP1996.

Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=242464&indexSearch=ID>

Objetivos: Caracterizar aspectos relativos às manifestações afetivas de crianças asmáticas e de suas mães. Métodos: Entrevistas semi-estruturadas e Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) em 10 crianças e suas mães, sendo 6 meninos e 4 meninas de idade média de 8 anos e 8 meses em atendimento no Ambulatório de Imunologia Pediátrica do HC-FMRP-USP, com diagnóstico clínico de asma moderada e grave. Resultados: Produções gráficas e estórias predominantemente estereotipadas, sendo observado, entre as mães, uma baixa produção (46%). Com relação às estórias, as crianças tenderam a refugiar-se nas descrições (70%), enquanto as mães perderam-se nas fantasias (44%). A análise dos aspectos afetivos envolvidos na interação sugeriu a presença de vivências de intensa dependência e ameaça por parte da criança se contrapondo a vivências de insatisfação e ambivalência da mãe frente sua capacidade de provisão.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing