FERREIRA, M. C. Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise.Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas (SP), 2005.
Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/362/1/MARCELA%20Casacio%20Ferreira.pdf
Objetivos: Investigar o imaginário social sobre a problemática da adoção a partir da teoria psicanalítica. Métodos: Aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em professores, cuja proposta era desenhar uma criança adotiva e, em sequência, narrar uma estória. Resultados: As representações relacionaram a adoção aos seguintes temas: mentira, abandono, psicopatologia e estranhamento. A autora compreende que a criança adotada pode ser percebida como abandonada ou como estranha por conta da experiência de rejeição ao ser entregue para adoção. Já a representação da psicopatologia, segundo a autora, é a atribuição das fragilidades emocionais como decorrência da adoção. E o campo da mentira é associado à ocultação da história de adoção da criança. A autora reflete sobre as práticas sociais atuais frente à criança adotada bem como sugere a técnica do holding por facilitar o desenvolvimento emocional dos pais e seus filhos adotados.