TACHIBANA, M. Fim do mundo: o imaginário coletivo da equipe de enfermagem sobre a gestação interrompida. 2011. 186 p. Tese (Doutorado em Psicologia) – PUCAMP. Campinas (SP), 2011.
Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_arquivos/6/TDE-2011-04-15T115045Z-1697/Publico/Miriam%20Tachibana.pdf>
Objetivos: Investigar o imaginário coletivo da equipe de enfermagem obstétrica sobre a mulher que sofreu interrupção da gestação. Métodos: Entrevistas individuais com dezesseis profissionais de um serviço de Obstetrícia de um hospital universitário fazendo uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema como recurso mediador-dialógico, a partir das quais foram redigidas narrativas psicanalíticas. Resultados: Foram captados campos denominados “Fim do mundo”, “Vazio eterno” e “Monstruosidade”, que permitem a percepção da vigência de um imaginário coletivo no qual a gravidez interrompida é concebida como um fenômeno humanamente inaceitável, evidenciando que a equipe de enfermagem provavelmente enfrentará dificuldades na adoção de condutas solidárias e sustentadoras diante deste tipo de paciente.