MISSIO, J.; ARPINI, D. M. O brincar na vivência de rua de crianças: retratos e narrativas a partir de Desenhos-Estórias. Sociedade e Infancias, 2, p. 189-210, 2018.
Disponível em: O brincar na vivência de rua de crianças: retratos e narrativas a partir de Desenhos-Estórias (core.ac.uk)
Brincar é uma atividade que promove o desenvolvimento das crianças, pois é a partir da brincadeira que as mesmas irão experimentar o mundo e se comunicar com ele. Objetivo: A partir disso, este estudo objetivou compreender a experiência do brincar para crianças com vivência de rua. Material: Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou o Procedimento de Desenhos-Estórias. A coleta de dados foi realizada em uma instituição de acolhimento, sendo que participaram do estudo três crianças que têm e/ou tiveram vivência de rua, de ambos os sexos, que lá residiam. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Resultados: Com base nos resultados, pode-se considerar que o brincar pode ocorrer mesmo meio ao risco e à vulnerabilidade da rua, ainda que ele contenha algumas especificidades. Ainda, identificou-se que, para os participantes, o brincar prevalece sobre o perigo, uma vez que este ganhou pouco destaque se comparado àquele. Portanto, a pesquisa possibilitou uma maior compreensão acerca do fenômeno estudado, além de promover encontros nos quais as crianças puderam dialogar sobre suas experiências e expressar sentimentos.