Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

O emprego do Desenhos-Estórias com Tema como estratégia para avaliação em indivíduos com deficiência visual

MOREIRA, B. dos S.; CASTRO, P. F. de. O emprego do Desenhos-Estórias com Tema como estratégia para avaliação em indivíduos com deficiência visual. In: OKINO, E. T. K. et al. (Orgs.). Métodos projetivos e suas demandas na Psicologia contemporânea, Florianópolis (SC), p.174-188, 2016.

Disponível em: <http://www.asbro.org.br/arquivos/Metodos_projetivos_e_suas_demandas_na_Psicologia_Contemporanea__Livro_CD_VIII_Cong_ASBRo_2016.pdf#page=176>

Objetivos: discutir a possibilidade do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias como instrumento para avaliação psicológica de pessoas com deficiência visual. Métodos: Pesquisa exploratória com vinte indivíduos com deficiência visual total ou parcial com idade acima de 18 anos. Foi requisitado que desenhassem uma pessoa com deficiência visual e, posteriormente, elaborassem uma estória sobre o desenho. Resultados: As representações, na sua maioria, indicaram identificação positiva com a deficiência e sentimentos derivados do instinto de vida, favorecendo a adoção de posturas flexíveis e resilientes. Os participantes também apresentaram mecanismos de defesa como, por exemplo, a racionalização e sentimento de incapacidade. Os autores apontam que o Desenhos-Estórias configura-se como um instrumento viável para a investigação psicológica dos indivíduos com deficiência visual.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing