Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

O imaginário coletivo de técnicos de enfermagem sobre o paciente psiquiátrico

SIMÕES, C. H. D.; TACHIBANA, M.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. O imaginário coletivo de técnicos de enfermagem sobre o paciente psiquiátrico. Anais da XI Jornada Apoiar: Adolescência – Identidade e Sofrimento na Clínica Social, p. 161–173. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2013.

Disponível em: https://serefazer-aiellovaisberg.psc.br/wp-content/uploads/2022/04/2013-O-imaginario-coletivo-de-tecnicos-de-enfermagem-sobre-o-paciente-psiquiatrico.pdf 

Resumo: A pesquisa teve por objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de técnicos de enfermagem psiquiátrica sobre o paciente psiquiátrico. Justifica-se na medida em que as práticas de cuidados ocorrem por meio de interações muito próximas, que certamente provocam mobilizações afetivo-emocionais nos trabalhadores. Para tanto, foi realizada uma entrevista grupal com três profissionais da mesma equipe de uma instituição psiquiátrica, ao redor de um recurso mediador-dialógico, o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema (D-E com Tema), sobre “um paciente psiquiátrico”. O conjunto de desenhos-estórias foi considerado segundo o método psicanalítico, permitindo a criação/encontro interpretativo de dois campos de sentido afetivo-emocional: “Quem é o louco de verdade?” e “Todos podem enlouquecer”. O quadro geral indica que, paradoxalmente, o coletivo sustenta um imaginário discriminatório e inclusivo. Observamos a necessidade de intervenções voltadas a esse grupo social, visando à transformação de imaginários conservadores e preconceituosos.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing