RODRIGUES, L. M. O imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico. Dissertação (Mestrado) – PUCCAMP. Campinas (SP), 2016.
Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/849/2/Leticia%20Molina%20Rodrigues.pdf>
Objetivos: Averiguar a representação imaginária de adolescentes acerca do esporte. Métodos: Realização entrevista psicológica em grupo e aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema com dezenove adolescentes frequentadores de uma ONG aplicada à profissionalização de jovens com familiares de baixa renda. Foi requisitado que os participantes desenhassem um adolescente que pratica esporte e, no verso da folha, escrevessem uma estória. Resultados: As representações relacionaram esporte a sucesso, coragem, perigo e saúde. A autora leva em consideração o contexto econômico com adolescentes frequentadores da ONG e aponta que, apesar de o esporte ser uma proposta complexa, a atividade esportiva deve ser trabalhada pelo terapeuta a fim de configurar um campo brincante, proporcionando sensações de vivacidade, espontaneidade e realidade.