Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

O imaginário de mulheres sobre o câncer de mama

GALLO-BELLUZZO, S. R.; COUTO, T. H. A. M.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. O imaginário de mulheres sobre o câncer de mama. Anais da Segunda Jornada Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Fenomenologia: Pesquisa Qualitativa na Saúde Mental – Perspectivas Psicanalíticas e Fenomenológicas, Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2008.

Disponível em: https://serefazer-aiellovaisberg.psc.br/wp-content/uploads/2024/09/2008-O-imaginario-de-mulheres-sobre-o-cancer-de-mama.pdf 

Resumo: Este artigo investigou as concepções de mulheres sobre o câncer de mama. A pesquisa foi realizada por meio do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema (D-E com Tema), no enquadre de entrevistas individuais para a abordagem de pessoalidade coletiva. A análise do material, baseada em conceitos blegerianos, revelou a existência de três campos do imaginário das mulheres investigadas, sobre a vivência de quem possui câncer de mama: “Tive câncer, e daí?”, “Tenho câncer: o que esta doença fez comigo!”, “Mulheres infelizes podem ter câncer”. O primeiro campo nega a tragicidade e o impacto da doença na vida de uma pessoa, enquanto o segundo tem caráter fatalista e traz a possibilidade implícita da morte e o terceiro, ao considerar o câncer como consequência da infelicidade humana, traz a marca do preconceito.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing