O Ludodiagnóstico e o Procedimento de Desenhos- Estórias: aspectos teóricos-práticos e comparação através de um caso clínico

MENICHETTI, D.; TARDIVO, L. S. L. P. C. O Ludodiagnóstico e o Procedimento de Desenhos- Estórias: aspectos teóricos-práticos e comparação através de um caso clínico. In: 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LUDODIAGNÓSTICO, 2009 São Paulo (SP). Anais… SP, EPPA, 2009, p.149-154.

Disponível em: <https://ouricult.files.wordpress.com/2012/07/hisada-p68.pdf>

Objetivos: Apresentar e comparar o Ludodiagnóstico com o D-E. Métodos: Reflexão e comparação do Ludodiagnóstico com o Procedimento de Desenhos-Estórias, utilizando para análise o referencial de Tardivo. Para ilustrar, apresenta-se um caso clínico atendido no contexto de Psicodiagnóstico Compreensivo.  Resultados: O D-E e o Ludodiagnóstico têm características semelhantes e introduzem uma situação livre, na qual o sujeito pode revelar aspectos de sua personalidade. No caso ilustrado, verifica-se que os atos de explorar e de brincar, exercidos pela criança, conduzem a vínculos com a pesquisadora e à emergência de conteúdos significativos. Os procedimentos citados revelam seu potencial de facilitar a comunicação e a criatividade para a solução dos conflitos psíquicos.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing