O manejo da resistência através do Procedimento de Desenhos-Estórias: a evolução terapêutica de um caso de fobia escolar

GAVIÃO, A. C; TRINCA, W. O manejo da resistência através do Procedimento de Desenhos-Estórias: a evolução terapêutica de um caso de fobia escolar. In: Anais do ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RORSCHACH E MÉTODOS PROJETIVOS, 3. Ribeirão Preto, USP, 1998. p. 11.

Objetivos: Manejar a resistência e permitir a emergência de material analítico a partir da utilização do Procedimento de Desenhos-Estórias. Métodos: Aplicação do D-E em um paciente de 11 anos de idade, do sexo masculino, com quadro de fobia escolar, caracterizado por fragilidade interna, alto nível de angústia, rigidez excessiva e alta expectativa de si mesmo. Resultados: O vínculo terapêutico torna-se mais produtivo ao longo das sessões, tendo o D-E favorecido as verbalizações espontâneas. Conteúdos fóbicos emergem junto a outros aspectos, que revelam os movimentos do paciente de conectar-se consigo próprio e de usar satisfatoriamente de seus recursos intelectuais e afetivos, abrindo possibilidades de um prognóstico favorável.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing