Procedimento-de-desenhos-estórias-com-tema

O método psicanalítico como abordagem qualitativa: considerações preliminares

AIELLO-FERNANDES, R.; AMBROSIO, F. F.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. O método psicanalítico como abordagem qualitativa: considerações preliminares. In: Anais da X JORNADA APOIAR: LABORATÓRIO DE SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA CLÍNICA SOCIAL 20 ANOS: O PERCURSO E O FUTURO, São Paulo (SP), p. 306-314, nov. 2012.

Disponível em: http://serefazer.psc.br/wp-content/uploads/2013/09/aiello-fernandes-ambrosio-e-aiello-vaisberg-APOIAR-2012.pdf

Objetivos: Examinar o campo de pesquisa qualitativa em psicologia, partindo da ideia de que a psicanálise deve obter espaço em periódicos científicos qualitativos. Métodos: Fundamentação teórica na tese hermenniana dos campos. Resultados: De acordo com as autoras, é importante deixar a teoria psicanalítica em estado de suspensão e que a psicanálise seja utilizada como método para pesquisas acadêmicas. As autoras classificam três tipos de pesquisa: trabalhos com textos, ou seja, o texto psicanalítico é objeto de estudo; pesquisa de perspectiva quantitativa, que conta com a utilização de testes e escalas; e pesquisa definida pelo método psicanalítico, portanto, investiga imaginários coletivos e vivências de indivíduos ou grupos, por vezes, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing