O Procedimento de Desenhos-Estórias como forma de aproximação da criatividade de crianças asmáticas numa perspectiva winnicottiana.

BRENTAN, C. C. O Procedimento de Desenhos-Estórias como forma de aproximação da criatividade de crianças asmáticas numa perspectiva winnicottiana. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia da USP. São Paulo (SP), 2019.

Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31012020-123001/pt-br.php

O objetivo principal da pesquisa relatada foi explorar a expressão criativa de crianças asmáticas dentro da perspectiva teórica winnicottiana, por meio do Procedimento de Desenhos-Estórias, ampliando a compreensão da dinâmica destas crianças e de suas mães. Os objetivos decorrentes do estudos foram: (i) compreender a expressão criativa de crianças asmáticas do ponto de vista da teoria winnicottiana, (ii) compreender a dinâmica de crianças asmáticas  com suas mães e (iii) fazer uma comparação entre os aspectos da expressão criativa encontrados nos Procedimentos de Desenhos-Estórias, do ponto de vista da teoria winnicottiana, com o resultado do Teste de Criatividade Figural Infantil das crianças asmáticas. O tema criatividade permeia de forma ampla a teoria winnicottiana e articula-se com vários outros conceitos fundamentais desenvolvidos por Winnicott. Sob o ponto de vista deste referencial teórico, esta pesquisa foi relevante por explorar a dimensão criativa de crianças que possuem asma, a qual, como doença psicossomática, é tradicionalmente pensada como uma patologia que influencia a capacidade de expressão afetiva, simbólica e criativa. Ao explorar a dimensão winnicottiana da criatividade, esta pesquisa visou ampliar o entendimento das doenças psicossomáticas, como é o caso da asma. Um outro aspecto relevante da pesquisa foi sua contribuição para ampliar a utilização do Procedimento de Desenhos-Estórias, numa perspectiva exploratória da dimensão winnicottiana da criatividade. Utilizou-se um método qualitativo de pesquisa. A coleta de dados foi realizada no Instituto da Criança do Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da USP, no centro esportivo da Escola de Educação física da USP, e de forma independente, em crianças que não estavam ligadas a nenhuma instituição. A amostra foi composta por um grupo de doze crianças de faixa etária entre sete e dez anos. A pesquisa foi iniciada por meio de entrevistas semiestruturadas com as mães e/ou pais, com a finalidade de obter dados da história da criança e compreender aspectos da dinâmica familiar na qual a criança estava inserida. Posteriormente, foram realizados dois encontros com a criança, para a aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias e do Teste de Criatividade Figural Infantil. Após a análise do conteúdo coletado, foram realizadas entrevistas devolutivas para os pais e para as crianças. Totalizaram-se, em média, quatro encontros com cada família que participou da pesquisa. Feita a análise dos dados coletados à luz das referências teóricas, concluiu-se que o objetivo da pesquisa pôde ser atingido, uma vez que o Procedimento de desenhos-Estórias facilitou e ampliou a compreensão da expressão criativa das crianças asmáticas, dentro da perspectiva winnicottiana.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing