SILVA, M. B. da. Representações das experiências de adolescentes em conflito com a lei: abordagem winnicottiana. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos (SP), 2013.
Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=89860
Objetivos: Compreender os fatores desencadeadores da prática infracional, considerando a representação social sobre a história do adolescente em conflito com a lei. Métodos: Aplicação de entrevista individual e do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em seis adolescentes que estavam em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (Liberdade Assistida). Foi proposto que os participantes desenhassem um adolescente em Liberdade Assistida e, em seguida, contassem uma estória sobre o desenho. Resultados: As representações indicaram falhas ambientais ao longo do desenvolvimento emocional dos participantes e o ato infracional foi representado como esperança em meio às vulnerabilidades. A psicanálise winnicottiana ressalta a importância de um ambiente suficientemente bom e a autora sugere a implantação e a consolidação de políticas públicas que atendam as necessidades dos adolescentes.