Retrato de vivências emocionais de crianças recém-abrigadas: observações psicanalíticas por meio do Procedimento de Desenhos-Estórias

LEONCIO, W. A. H.; TARDIVO, L. S. P. C. Retrato de vivências emocionais de crianças recém-abrigadas: observações psicanalíticas por meio do Procedimento de Desenhos-Estórias. In: Anais do XII CONGRESO LATINOAMERICANO DE RORSCHACH Y OTRAS TÉCNICAS PROYECTIVAS – “Transformaciones en la subjetividad: retos a la psicologia y sus instrumentos”. Montevideo, Uruguay:15, 16 y 17 de mayo, 2003.

Objetivos: Retratar vivências emocionais de crianças recém-abrigadas pelo Conselho Tutelar da Criança e pela Justiça. Métodos: Entrevista semiestruturada e Procedimento de Desenhos-Estórias em 13 sujeitos abrigados, de 5 a 12 anos de idade. Resultados: O abrigamento intensificou problemas emocionais, mobilizando sentimentos de desproteção, solidão e culpa, além de sofrimento intenso, relacionado às frustrações de seus desejos de estarem com a sua família. O estudo mostrou que todas as crianças necessitam de atendimento psicológico e são capazes de aproveitar o que lhes é oferecido, sendo esse um dado fundamental para os programas de intervenção.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing