TARDIVO, L. S. de L. P. C. Sofrimento, desenraizamento e exclusão: relato de uma experiência com indígenas aculturados do Amazonas. Psicol. Infantil, São Paulo, v.11, n. 11, p. 113-126, dez. 2007.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Objetivos: Compreender o fenômeno referente aos crescentes índices de violência, suicídio e homicídio entre adolescentes indígenas aculturados que vivem em São Gabriel da Cachoeira. Métodos: Aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em um grupo de jovens. Foi requisitado que desenhassem o jovem em São Gabriel da Cachoeira nos dias atuais e, na sequência, narrassem uma estória sobre o desenho. Resultados: Os desenhos retrataram bebidas, drogas, violência e figuras humanas grotescas. Alguns jovens relataram sair de casa escondido dos pais e vivenciar agressões em ambiente familiar enquanto outros jovens discursavam sem se implicarem nas problemáticas adolescentes. Os adolescentes de São Gabriel da Cachoeira representaram preocupações com relação à morte e demonstrarem viver um “desenraizamento” social e cultural. Para a autora, o psicólogo tem o papel facilitador na travessia dos jovens para a vida adulta, por meio desta clínica diferenciada que considera aspectos culturais e antropológicos da comunidade estudada.