AIELLO-VAISBERG, T. M. J.; MACHADO, M. C. L. Sofrimento humano e estudo da “eficácia terapêutica” de enquadres clínicos diferenciados. In: AIELLO-VAISBERG, T. M. J.; AMBROSIO, F. F. (Orgs.), Cadernos Ser e Fazer: Apresentação e materialidade, São Paulo, p. 6-35 ago. 2003.
Disponível em: <http://serefazer.psc.br/wp-content/uploads/2012/09/christina-tem%C3%A1tico-para-caderno-verde-10ago03.pdf>
Objetivos: Estudar os efeitos psicoterapêuticos a partir do uso de estratégias clínicas de atendimento psicológico baseados nos pressupostos blegerianos e na psicanálise winnicottiana. Métodos: Estudo apoiado na estratégia caracterizada como enquadre psicanalítico diferenciado, que considera a intervenção terapêutica não interpretativa e recursos como, por exemplo, o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Resultados: Segundo as autoras, as técnicas projetivas como o jogo do rabisco, o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, pinturas e outras técnicas são válidas como mediadoras da comunicação humana, desde que o terapeuta não busque o deciframento e permita que o paciente seja criativo na elaboração do sentido de sua produção. As autoras compreendem a terapia eficaz como aquela que proporciona um ambiente suficientemente bom e experiências emocionais modificadoras, além de entenderem que os efeitos terapêuticos ocorrem a partir da experiência inter-humana, inclusive em psicoterapias de grupo ou que propiciem o brincar.