SANTOS, R. C. A. Trânsito de saberes e campo representacional na visão dos profissionais da Saúde da Família e do Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2010.
Disponível em: <https://pgenfufrn.files.wordpress.com/2011/04/dissertac3a7ao-raionara.pdf>
Objetivos: Apreender a representação social do enfermeiro, médico e odontólogo, preceptores do PET-Saúde, do município de Natal (RN), sobre a Estratégia de Saúde da Família, enquanto campo de prática dos mesmos. Métodos: Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, entrevista individual semiestruturada e diário de campo em cinco enfermeiros, cinco médicos e cinco odontólogos em sete unidades de Saúde da Família (USF) que integram o PET-Saúde Natal (RN). Resultados: Inferiu-se que a USF é um ambiente com potencialidades como a relação “muito sujeito-sujeito” e o vínculo estabelecidos entre profissional-comunidade, mas que também apresenta algumas fragilidades como precárias condições de trabalho, falta de participação popular e apoio da gestão, além de dificuldades na realização do trabalho em equipe.
Revista Comunicação Saúde Educação. v.16, n.40, p.282, jan-mar. 2012. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-