Procedimento de desenhos de família com estórias

A criança e as relações parentais no contexto da separação conjugal: um estudo de caso

FRITSCH, C. de A. P. A criança e as relações parentais no contexto da separação conjugal: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), 2016.

Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12344/DIS_PPGPSICOLOGIA_2016_FRITSCH_CAROLINE.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Objetivos: Investigar a compreensão e as fantasias das crianças sobre a separação conjugal de seus pais, considerando o contexto das relações parentais estabelecidas. Métodos: Estudo qualitativo a partir de estudos de casos com três famílias de crianças com seis anos de idade, cujos pais estavam separados há, no máximo, 2 anos na execução da pesquisa. Os pais foram entrevistados acerca da separação conjugal, dos filhos e dos dados sociodemográficos e as crianças participaram do Teste das Fábulas (versão pictórica) e do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. Resultados: As representações indicaram fantasias de agregação familiar, que não corroboram com a aceitação da nova estrutura familiar, fantasias de abandono por conta da separação do casal e deslocamento da agressão para o ambiente. As mães demonstraram desgaste emocional devido às mudanças nas responsabilidades com as crianças decorrentes do processo de separação e os filhos ocuparam o lugar de expectador diante do divórcio dos pais. Apesar da preocupação dos pais com os filhos durante o processo de separação, a autora destaca que a escuta de angústias e fantasias destas crianças acerca do divórcio dos pais pode favorecer a elaboração da criança a respeito da nova organização familiar.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing