Procedimento de desenhos de família com estórias

A representação parental de casais homossexuais masculinos

RODRIGUEZ, B. C. A representação parental de casais homossexuais masculinos. 107 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia da USP. São Paulo (SP), 2012.

Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-07022013-092525/publico/rodriguez_me_corrigida.pdf>

Objetivos: Investigar as representações parentais de casais homossexuais masculinos por meio de imagos parentais e de legados geracionais, atualizados pelo processo de transmissão psíquica. Métodos: São entrevistados cinco casais homossexuais masculinos e sem filhos, sendo aplicado o Procedimento de Desenhos de Famílias com Estórias. Resultados: Os casais são muito ligados a suas famílias de origem e possuem questões conflitivas associadas ao processo de construção de suas identidades, uma vez que estão presos ao modelo tradicional de conjugalidade heteronormativa. O relacionamento dos casais tem por finalidade principal o apoio mútuo à assunção da identidade homossexual. Conclui-se que o despreparo para deixar o lugar de “filho” influencia o não pensar em parentalidade.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing