Procedimento de desenhos de família com estórias

Estudo de validação de um Procedimento de Desenhos de Família com Estórias, destinado à exploração clínica da personalidade de crianças

PORTO, V. R.N. Estudo de validação de um Procedimento de Desenhos de Família com Estórias, destinado à exploração clínica da personalidade de crianças 138 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia da PUCCAMP. Campinas (SP).  1985. 

Objetivos: Tentativa de validação do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (DF-E) como uma técnica destinada à obtenção de informações sobre dinamismos da personalidade. Métodos: Desenhos de Família com Estórias e Teste de Atitudes Familiares (critério de validade) em 28 sujeitos de ambos os sexos, em idades compreendidas entre seis e doze anos, pertencentes a clínicas psicológicas particulares e públicas. Resultados: O procedimento apresenta, qualitativamente, bons recursos para a obtenção de informações sobre dinamismos da personalidade desajustada. Quantitativamente, na Análise de Precisão, houve resultados estatisticamente significantes, mas o mesmo não ocorreu na Análise de Validade, uma vez que seus resultados não concluíram pela correlação entre os dois instrumentos utilizados. Dos 25 fatores psicológicos, em apenas dois as hipóteses de nulidade foram aceitas.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing