Procedimento de desenhos de família com estórias

Experiência materna, psicodinamismos e o desenvolvimento do self de mulheres e meninas vítimas de abuso sexual: um estudo transgeracional

ROCCO, M. C. C. Experiência materna, psicodinamismos e o desenvolvimento do self de mulheres e meninas vítimas de abuso sexual: um estudo transgeracional. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2019.

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-17062019-110902

O abuso sexual infantil é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tratando-se de um fenômeno complexo, universal e de elevada prevalência na população. A instituição familiar é composta de histórias e heranças que são transmitidas por gerações anteriores que interferem na constituição do self da criança, assim como a maternagem é uma reedição das memórias dos vínculos primitivos da mãe. Objetivo: A partir disso, o objetivo desta pesquisa é investigar as condições do desenvolvimento do self, os psicodinamismos e a experiência materna de mulheres vítimas de abuso sexual de uma mesma família, cujas filhas também sofreram esse tipo de violência, entrecruzando os resultados da avaliação de mães e filhas, de modo a identificar possíveis padrões na maternidade susceptíveis de serem transmitidos entre as gerações. Método: Para isto, foi realizada uma pesquisa clínico-qualitativa e psicanalítica com a utilização de técnicas projetivas de avaliação psicológica em uma família composta de uma mãe, uma avó e duas meninas, todas elas vítimas de abuso sexual. A avaliação das mães implicou uma entrevista semidirigida, a apresentação de uma obra de arte como mediadora da comunicação, e a aplicação do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. Nas crianças, foram aplicados o Teste das Matrizes Coloridas Progressivas de Raven, o Teste do Desenho da Casa, Árvore e Pessoa – HTP e o Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. Para a análise dos dados, utilizou-se o método da livre inspeção do material, empregando a teoria winnicottiana do amadurecimento emocional e a da Transmissão Psíquica Transgeracional como background para a compreensão dos casos. Resultados: Os resultados mostraram que a repetição da vivência do abuso nas gerações da família revela a transmissão de uma cripta, a qual comporta um conteúdo referente aos abusos, à fragilidade e aos maus tratos (característicos da erosão do campo da ternura), e também referente à culpa, à sedução, à sexualidade (característicos do campo da paixão). Observou-se nas participantes uma reprodução da deficiência de holding da figura materna, poucas experiências de cuidado e proteção, negligência, desamparo e um amadurecimento precoce “superficial”. Conclui-se que o cerne da problemática desta família é a busca de um encontro afetivo para suprir as necessidades de dependência não atendidas, o qual nunca foi vivenciado. Esta pesquisa tentou elucidar e aprofundar o entendimento de casos de abuso sexual caracterizados por uma repetição da violência nas gerações e evidenciou a importância de um manejo específico dos psicólogos para estes casos.

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing