Procedimento de desenhos de família com estórias

O acolhimento realizado pela equipe do caps ad de Feira de Santana: diferenças e semelhanças da percepção dos grupos de usuários

SANTOS, J. de S. dos; BATISTA, C. P. S.;  SOUZA, S. L. de. O acolhimento realizado pela equipe do caps ad de Feira de Santana: diferenças e semelhanças da percepção dos grupos de usuários. XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2021. 

Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS) do município de Feira de Santana, BA. Participam da pesquisa usuários que frequentam o Grupo Ajuda Mútua Álcool, o Grupo Ajuda Mútua Drogas e o Grupo de Tabagismo. A pesquisa foi realizada tendo como principal instrumento para coleta de dados do Grupo Focal. Trata-se de uma ferramenta potencial de geração de dados para ações voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida. Também foi utilizado o Procedimento Desenhos-Estórias, que é uma técnica de investigação clínica, tendo por base os desenhos livres e o emprego do recurso de contar estórias. Os dados são analisados por meio da Análise de Conteúdo Temático proposto por Minayo. Os resultados indicam que os usuários vinculam o acolhimento à relação estabelecida com os profissionais e ao modo como são tratados durante a sua permanência na Instituição. Apontam o vínculo de amizade e apoio entre os usuários, o apoio da Instituição, a satisfação com o serviço e principalmente a estrutura da casa, que diferencia o espaço de um espaço hospitalar.

Tags:

Walter Trinca Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BAUM Marketing